sábado , 19 agosto 2017
Últimas Notícias
10 dicas para evitar acidentes nas instalações elétricas

10 dicas para evitar acidentes nas instalações elétricas

Com a eletricidade não se brinca! O seu mau uso pode resultar em choques, curtos-circuitos e outros acidentes, sendo que a maioria ocorre por falta de conhecimento ou desatenção de quem está utilizando a energia elétrica ou trabalhando próximo à rede de eletricidade.

Se observadas algumas regras mínimas de segurança, entretanto, as instalações elétricas não oferecem riscos para a população:

1) Não ligue mais de um aparelho elétrico na mesma tomada. Se a corrente elétrica estiver acima do que a fiação suporta, poderá ocorrer um superaquecimento dos fios, o que pode resultar em um incêndio.

2) Não utilize fios elétricos descascados ou estragados. Quando encostam um no outro, eles provocam curtos-circuitos e faíscas, que podem também ocasionar um incêndio.

3) Faça revisões periódicas nos fios dos aparelhos elétricos e na instalação elétrica da sua casa.

4) Se algum aparelho elétrico ou tomada apresentar defeito, não pense duas vezes antes de chamar um profissional. Jamais faça ligações provisórias.

5) Assegure-se de que toda a fiação esteja sempre embutida em conduítes.

6) Os quadros de distribuição devem ter disjuntores. Se os dispositivos de proteção ainda forem do tipo chave-faca, com fusíveis cartucho ou rolha, substitua-os.

7) Toda instalação elétrica tem de estar de acordo com a NBR-5410 da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

8) Antes de efetuar testes elétricos ou abertura de equipamentos elétricos para manutenção, verifique que a umidade relativa do ar esteja inferior a 70%.

9) Evite adaptações ou alterações das características originais dos equipamentos elétricos.

10) Ao trocar lâmpadas segure na parte isolada e nunca na parte metálica.

Fonte: www.fazfacil.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>