quarta-feira , 18 outubro 2017
Últimas Notícias
AS MUDANÇAS DO PADRÃO DOS PLUGUES E TOMADAS

AS MUDANÇAS DO PADRÃO DOS PLUGUES E TOMADAS

Os plugues e tomadas que os consumidores estão acostumados a ver em casa mudaram. Os plugues e tomadas agora são padronizados em um único tipo, diferentemente da variedade existente (redondos, chatos, tomadas de dois ou três ofícios…) Com isso, espera-se que os consumidores tenham mais segurança em relação às suas instalações elétricas.

Essas mudanças se devem a duas principais razões. Primeiro, estes modelos não são padronizados, assim há vários tipos diferentes de plugues e tomadas no mercado, o que faz com que os consumidores tenham que recorrer a adaptadores, que são muitas vezes confusos e problemáticos. Eles possuem problemas de segurança, permitindo por exemplo que uma pessoa seja capaz de tocar as partes energizadas de um plugue em sua colocação.

Tomada com o padrão antigo de 2 Pinos chatos com “Terra”

Quais são as diferenças entre o novo padrão e o que já existe no mercado?
Os plugues continuarão praticamente iguais. Os fabricantes estimam que entre 80% e 90% dos plugues de dois pinos (2P) existentes hoje nos aparelhos já atendam o novo padrão. A diferença maior ficará com os plugues que possuem terra (2P+T), que necessitarão de adaptadores. Os plugues e tomadas de maior corrente (20A) sendo diferenciados, seguirão o mesmo desenho, mas os pinos e orifícios serão maiores. Dessa forma será impassível para uma pessoa inserir um plugue de um aparelho que demanda maior potencia em uma tomada que não seja adequada, mas não impedira a inserção de um plugue comum em uma tomada para maior corrente.

Plugue 2P+T Padrão Brasileiro

É necessário trocar todos os plugues dos meus aparelhos e todas as tomadas da minha residência?
Não. Os novos plugues com exceção dos que possuem terra 2P+T servirão nas tomadas atuais, por isso o processo de mudança esta iniciando pelos plugues. Em relação às tomadas o consumidor só precisa trocá-las quando houver necessidade substituição se for possível sugere-se que esta troca seja efetuada para garantir maior segurança as instalações da residencia do consumidor.

Conjunto placa e  tomada para plugues 2P+T- Tramontina Liz

Tenho muitos aparelhos antigas cujos plugues não vão encaixar nas novas tomadas. O que devo fazer?
Conforme demanda do Idec, Imnetro está coordenando um processo de certificação de adaptadores para que os plugues antigos possam ser encaixados nas novas tomadas. Assim, o consumidor poderá usar adaptadores seguros- diferente do que ocorre atualmente – durante a transição para os novos modelos, que pode aturar vários anos. Se o consumidor deseja evitar o uso de adaptadores deve solicitar a uma pessoa capacitada que troque os plugues e seus aparelhos.

Minhas tomadas não possuem terra e ele será obrigatório no novo modelo. O que devo fazer?
A grande maioria dos aparelhos eletrodoméstico é Classe I ou seja, dispensam o uso de terra. Dessa forma, a não existência da terra não acarretará grandes riscos. No entanto, por questões de segurança o consumidor deve providenciar a instalação de terra em sua residencia tão logo seja possível.

Em nossa loja virtual, você encontra os novos modelos de tomada 2P+T , basta clicar em:
http://www.eletropiresshop.com.br/departamento/18/tomadas-interruptores-e-acessorios/

Para você que possui eletrodomésticos com plugue antigo, clique e veja nossos adaptadores de tomadas, para facilitar sua vida:
http://www.eletropiresshop.com.br/sub-departamento/62/plugues-e-adaptadores/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>