quinta-feira , 28 março 2024
Últimas Notícias
Como a iluminação pode aumentar a sua produtividade no Home Office

Como a iluminação pode aumentar a sua produtividade no Home Office

  Hoje vamos falar sobre aquele cantinho da sua casa onde você usa para trabalhar ou realizar estudos, também conhecido como home officeeste local que geralmente reúne armários para livros, arquivos e uma mesa de trabalho com cadeira ergonomicamente correta, exige alguns cuidados extras que melhora seu conforto e produtividade. Um deles é a iluminação. Afinal, não há quem se sinta motivado a produzir em um local pouco apropriado.

  A primeira regra é colocar sua escrivaninha próxima de uma janela. Isto permitirá aproveitar ao máximo a luz natural, o que cansa menos a vista, é mais estimulante e não consume tanta energia.

lumin

  Na hora de escolher a iluminação cuide para que seja moderada e não ofuscante, para que seja suficiente na sua necessidade e não cause cansaço nos olhos. É recomendável utilizar uma iluminação central difusa, direcionada para baixo, com boa distribuição de luz. As mais usadas são as tubulares, fluorescentes ou LED. Este último é recomendado para quem prioriza economia e fica exposto durante muito tempo à iluminação artificial porque não emite radiação. O ideal é que as luminárias sejam instaladas longitudinalmente às janelas, formando uma fila dupla no teto, de forma que equilibre a entrada de iluminação natural com a artificial.

  Outra alternativa é instalar luminárias pendentes sobre a mesa de trabalho (Luminárias de Mesa). Elas dão um toque estético e direcionam a luz para o ponto mais importante que você precisa. Mas cuidado para não escolher lâmpadas que esquentam e consequentemente gerariam desconforto, por isso indicamos o uso do LED, que por sua característica não gera calor. O branco neutro (4000K) é a temperatura de cor ideal para ajudar na concentração, ao contrário da amarela que é desestimulante, e da branca que deixa o ambiente muito frio.

h5

  Luminária de mesa direcionável também é recomendável, pois ajuda naquelas atividades em que precisa de mais concentração. Mas atenção, luz direta se usada durante muito tempo cansa. Por isso, prefira sempre as luzes amarelas, além de mais parecidas com a luz natural elas não distorcem as cores e não fadigam. Evite colocar iluminação direta sobre a tela do computador para não prejudicar a visão.

  Caso o seu home office também seja usado para relaxar, com um sofá, chaise ou algo do tipo, recorra à iluminação indireta e de preferência com lâmpadas de temperatura de cor amarela, 2.700K.

  Focos de luz perto de prateleiras podem ajudar na hora de identificar um livro ou documento, tenha preferência pelos que são independentes e possam ser ligados somente quando precisar. Claro que o seu ambiente de estudo deve ser bem iluminado mas, lembre-se, luz demais cansa. Evite muitas informações visuais que podem tirar a concentração e distrair, afinal, o home office é antes de tudo um local para trabalho ou estudo e exige totalmente sua atenção, disposição e bem estar para resultar na sua produtividade.

Fale com um dos nossos consultores e veja qual a melhor solução para o seu ambiente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*