terça-feira , 12 dezembro 2017
Últimas Notícias
PORQUE O DISJUNTOR DE SUA CASA “CAI” ?

PORQUE O DISJUNTOR DE SUA CASA “CAI” ?

Por incrível que pareça, o fato do disjuntor de uma casa desligar ou “cair”, interrompendo a transmissão de energia, significa que ela conta com uma instalação elétrica bem feita e que estará segura diante de uma pane e, em casos mais graves, até mesmo incêndios. Em termos técnicos, o equipamento é um dispositivo eletromecânico que funciona como um interruptor automático destinado a proteger.

Segundo Paulo Cavalcante, funcionário de uma empresa multinacional especializada em sistemas elétricos e digitais para infraestruturas prediais, a princípio, o desligamento do disjuntor não pode ser caracterizado como um problema. “Caso isso ocorra é por que houve determinada anomalia no circuito elétrico, ocasionando o desligamento do dispositivo a fim de evitar danos à instalação”, afirma.

Motivos da “queda” de um disjuntor

• Sobrecarga: proveniente da alimentação de vários equipamentos em um circuito elétrico que não foi projetado para tanto;

• Curto-circuito: ocorre quando há falha no isolamento de equipamentos ou cabos.

“Para evitar o desligamento indesejável dos disjuntores é necessário fazer uma verificação e manutenção preventiva da instalação elétrica a fim de encontrar possíveis falhas no circuito da eletricidade”, orienta. Lembrando que, nesse caso, a recomendação é que o trabalho seja realizado por um profissional habilitado.

Em caso de curto

No caso de um curto-circuito, antes de religar o disjuntor, o ideal é verificar se o problema ocorreu em um equipamento ou na parte elétrica. “No caso de ter sido em algum aparelho eletrônico, por exemplo, basta retirá-lo da tomada, mas se a falha foi no circuito será preciso conferir se o cabo está em boas condições de operação ou se está encostando em alguma estrutura metálica”, salienta. Sendo assim, a indicação do especialista é que o disjuntor apenas seja religado após essa verificação.

Vale lembrar que os disjuntores fabricados dentro das Normas NBR IEC 60.898 e NBR 5361 são para uso de pessoas não habilitadas e, dessa forma, podem ser religados por leigos. Caso o equipamento seja de outro tipo, procure um eletricista.

Confira nossa linha de disjuntores DIN com as melhores marcas e garantia total, clicando www.eletropiresshop.com.br.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>