sábado , 19 agosto 2017
Últimas Notícias
Instalando e decorando com elétrica exposta

Instalando e decorando com elétrica exposta

Como já sabemos o chamado estilo industrial é uma tendência que surgiu em Nova York na década de 50, quando antigas fábricas e indústrias foram dando lugares a novas moradias como apartamentos e outros.

Sabemos também que sua estética é livre dos conceitos tradicionais da arquitetura e do design, tendo uma independência, flexibilidade e claro inovação. A releitura atual desse estilo traz aspectos como tijolos, concreto e tubulação elétrica aparentes. Enfim, hoje vamos mostrar que já se foi aquele tempo onde as instalações elétricas tinham que ficar escondidas e te ensinar, claro, como fazer esse ambiente decorado e de forma prática.

Então vamos lá, para que tenha sucesso na sua instalação elétrica aparente, é recomendado a ajuda de um profisional especializado no assunto e a partir disso a criação de um layout detalhado que preveja pontos de interruptores, tomadas e terminações. Deve haver um planejamento que pense na quantidade de interruptores e tomadas que deverão existir e onde serão instalados. Ah, é sempre bom que o responsável fique de olho no quadro de distribuição e nas demais intalações.

Os materiais básicos que você irá usar no projeto será:

-Eletroduto 3/4 (aço galvanizado ou alumínio).

-Unidut ou Luva 3/4

-Curva para eletroduto

-Abraçadeira

-Condulete

-Tomada e interruptor

O primeiro passo é desenhar a estrutura que você vai precisar definindo quantas tomadas, interruptores e luminárias você quer instalar. Depois corte o eletroduto nos tamanhos que você precisa. Use ele como referência pra marcar o lugar onde serão fixadas as abraçadeiras. Não esqueça que pra cada metro de eletroduto, você precisa de uma abraçadeira pra fixar ok?

1

Agora faça um furo na parte de trás do condulete usando broca pra metal. Depois desmonte o interruptor (com a eletricidade desligada, por favor)  de onde vão sair os fios e passe-os pra dentro dessa nova caixinha. Então encaixe o eletroduto na saída do condulete, parafuse e fixe na abraçadeira.

4

Com a estrutura básica pronta, agora é só fazer a instalação elétrica. Passe fio paralelo por todo o eletroduto e faça as ligações normalmente. Vale lembrar que, se você for instalar luminária, é preciso um fio só pra ela e o interruptor e outro pra tomadas.

Se você não entende nada de elétrica, seja inteligente e peça ajuda. Não tome choque, faz mal.

5Após fazer as ligações, feche tudo usando as tampas de alumínio. Pra prender a luminária, eu fiz um furo em uma tampa cega por onde passei o fio e dei um nó. Fiz a ligação elétrica normalmente.

6

A partir do momento em que está exposta, a elétrica vai além da funcionalidade e se enquadra como parte do design e da decoração dos ambientes da casa, de um restaurante ou escritório. Por isso os conduítes devem estar sempre alinhados uns aos outros para que o design fique harmonioso.

11

Algumas formas de combinar a elétrica aparente ainda mais com a decoração é pintando a tubulação, nesse caso pode-se usar canos de PVC ao invés dos conduítes metálicos, e ainda fazer “desenhos” com os fios pelas paredes.

fios

Para manter a tubulação sempre bonita é necessário uma limpeza dedicada nos dutos já que a poeira é visível e fica impregnada nos canos.

Não é recomendado o uso de tubulação elétrica aparente em locais onde os canos possam se deteriorar, como locais onde acumulem muita sujeira ou casas de praia, por conta da maresia.

>Você encontra todo esses materiais na Eletropires.

>A luminária você encontra no eletropirescatalogo.com.br. Entra lá!

Matéria baseada e extraída do site: homensdecasa.net

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>