sexta-feira , 29 março 2024
Últimas Notícias
SAIBA COMO TER SUA CASA “SOB CONTROLE”

SAIBA COMO TER SUA CASA “SOB CONTROLE”

Assim como o celular é um telefone que nos acompanha a todos os lugares, a casa também está ganhando essa mobilidade, de certa maneira. Já pode ser carregada pelo morador na palma de sua mão para qualquer canto do mundo. Da mesma forma que nós estamos conectados o tempo inteiro nas redes sociais por meio da internet, todos os equipamentos do lar podem estar ligados a um sistema e programados para realizar as tarefas domésticas na nossa ausência e ser monitorados a distância pelo smartphone ou pelo tablet.

Menores, simplificados e sempre inovadores, os sistemas de automação residencial estão também mais acessíveis. Nos últimos quatro anos, os preços caíram pela metade, segundo José Roberto Muratori, diretor da Associação Brasileira de Automação Residencial – Aureside. E a procura pelo serviço deve aumentar com as maiores facilidades oferecidas na aquisição. A vedete é a instalação sem fio. Não é mais necessário quebrar paredes para embutir os cabos que ligam o painel de controle aos circuitos de climatização, iluminação, segurança, irrigação e home theater.

Outro ponto a favor do sistema de automação atual é a economia de energia elétrica com o monitoramento dos aparelhos. Como a lâmpada de led, que acende, apaga ou regula a intensidade da luz quando sensores detectam a presença de pessoas ou a entrada de raios solares no ambiente. Para acompanhar o consumo de eletricidade de cada equipamento e tomada de luz, a Z-Wave tem a tecnologia Flex, que interliga os fios ao sistema, calcula a energia consumida separadamente e a apresenta em aplicativos ilustrados na tela do tablet. A empresa também criou caixa de correio inteligente: dentro dela há um sensor que avisa, por SMS, o morador quando chega nova correspondência. O futuro é agora!

DA RUA PARA A CASA
Na saída de seu local de trabalho ou das compras, o morador avisa, por comando de voz ou por toque no painel touchscreen de seu carro, através do sistema sem fio transmitido do smartphone, que está voltando para casa. O tempo de chegada é calculado a partir de sua localização fornecida pelo GPS. Com base nesse dado, o aparelho de ar condicionado doméstico entra em funcionamento para deixar os ambientes na temperatura esperada e outros equipamentos elétricos são acionados para recebê-lo. Se estiver muito frio, a lareira acende e a água começa a ser aquecida.

ENTRADA COM SEGURANÇA
A câmera e o sensor identificam o carro e acionam a abertura do portão da garagem. Se a casa não tiver esses dispositivos de segurança, o comando pode ser feito pelo morador no painel do carro, por um toque ou por voz. A fechadura com multibiometria reconhece a pessoa por leitura digital ou facial e abre a porta. Caso não a identifique, o sistema de alarme toca no celular de outro morador, a imagem de quem está em frente da porta aparece na tela e ele pode liberar a passagem ou não com um toque.

CAMINHO ILUMINADO
Assim que a porta é aberta, as lâmpadas são acesas desde o hall de entrada, passando pelo corredor, até a sala, de acordo com o programado. Automaticamente, as cortinas e persianas se recolhem revelando a paisagem. Se quiser privacidade, o morador pede, por comando de voz, que feche tudo e reduza a intensidade das luzes.

COZINHA PROGRAMADA
As marcas de eletrodomésticos lançaram modelos com comandos que podem ser programados e gerenciados pela internet. Por isso, no forno de micro-ondas, o frango já está quase assado, como estava previsto na opção feita antes pelo morador. Um alerta aparece no painel da porta da geladeira comunicando que a cerveja na temperatura selecionada está acabando. A mensagem é enviada para a lista de compras do celular.

DIVERSÃO EM CLIMA INTIMISTA
Ao ligar a TV, a iluminação muda: um circuito de lâmpadas apaga e outro acende para melhor visualização da tela. Nela aparece a lista dos filmes e dos programas gravados. Pelo celular, o morador escolhe o que vai assistir. Os sistemas controlam todos os equipamentos do home theater com conectividade Bluetooth e entrada para pen-drive. Ao desligar a TV, luzes iluminam o corredor para a suíte.

BANHO RELAXANTE
Quando o morador entra em seu banheiro, os sensores de presença acedem algumas lâmpadas. Por comando de voz ou mexendo no aplicativo de seu smartphone, ele pede que a iluminação seja alterada para o circuito de luzes na cor azul ou lilás, indicada na hora de relaxar. Desde o aviso de seu retorno para casa, a banheira de hidromassagem começou a ser preparada para esse momento e agora está cheia de água na temperatura programada. Na pia, a torneira tem sensor que libera a água quando o morador coloca suas mãos embaixo dela.

SONO RESTAURADOR
Programado pelo morador ou acionado a distância pelo smartphone, o aparelho de ar condicionado já deixou o quarto com temperatura acolhedora. Por comando de voz, que até pouco tempo aceitava apenas frases em inglês americano e agora atende em português do Brasil, ele pede que fechem as cortinas, desliguem o som ambiente e apaguem lentamente as luzes principais dimerizadas.

Quer saber mais? Conheça todas as possibilidades para seu projeto clicando www.eletropires.com.br/advanced-home.
Entre e contato e descubra nossas soluções em  iluminação, automação, áudio e vídeo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*