segunda-feira , 8 março 2021
Últimas Notícias
VEJA QUAIS SÃO AS LÂMPADAS MAIS EFICIENTES PARA VOCÊ

VEJA QUAIS SÃO AS LÂMPADAS MAIS EFICIENTES PARA VOCÊ

Utilizamos vários tipos de lâmpadas em nosso dia-a-dia, que muitas vezes nem lembramos quais são as suas diferenças e particularidades.  Confira abaixo os tipos mais comuns e o que elas podem lhe oferecer:

 

lampada_incande_taschibra_100w_e60w_220v_2

As lâmpadas comuns, chamadas de incandescentes, são baratas, fáceis de serem recicladas e não apresentam materiais tóxicos em sua produção, no entanto gastam muita energia e tem baixa eficiência: apenas 10% da energia elétrica gasta para acendê-las é transformada em luz, o resto vira calor, dissipado no ambiente.

 

0-927-20140104113145

Já as lâmpadas fluorescentes, principalmente as compactas, tem ganhado cada vez mais espaço nas casas brasileiras, sendo um pouco mais caro para adquirí-las, mas muito mais barato para mantê-las.

Duram oito vezes mais que as incandescentes, são mais eficientes, mas tem em seu interior vapor de mercúrio, nocivo à saúde se não for descartado corretamente.

 

 

 

As lâmpadas em Led são mais recentes no Brasil (começaram a aparecer aqui em 2009), são muito econômicas, não utilizam materiais nocivos em sua composição, duram muito mais, não transmitem calor e tem altíssima eficiência. Seu único ponto fraco ainda é o preço.

 

 

Qual usar no Brasil?

Atualmente, no Brasil, ainda é mais vantajoso usar as fluorescentes compactas, desde que descartadas como lixo tóxico. Confira nesse gráfico do Planeta Sustentável os gastos com lâmpadas em 5 anos numa residência:

 

 

Fonte: http://www.coletivoverde.com.br/lampadas-sustentabilidade/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*