sexta-feira , 29 março 2024
Últimas Notícias
Você acompanha o controle de fornecimento de energia na sua conta?

Você acompanha o controle de fornecimento de energia na sua conta?

Você sabe o que significa os indicadores DIC, FIC e DMIC presentes em sua conta de energia? Talvez nunca tenha observado, mas eles estão lá e são amigos do seu bolso.

Atualmente existe em nosso país órgãos responsáveis pela fiscalização da geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, um deles é chamado de ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) e este, estabelece que a energia fornecida da companhia para o cliente seja de qualidade e dentro dos padrões. Para este fim, a ANEEL estabeleceu os indicadores de DIC, FIC e DMIC, que apontam a continuidade do fornecimento de energia individual (por cliente), cujo descumprimento gera direito a compensação ao consumidor (abate no valor total da conta de energia) conforme as normas estabelecidas pelos órgãos reguladores.
Se por acaso, em um mês, o cliente vir a ficar sem o fornecimento de energia um número de vezes maior que o permissível pelas normas estabelecidas, a concessionária é julgada responsável pela situação e deve ressarcir seus clientes. No mesmo período do ano anterior, a companhia CPFL extrapolou o permissível para a cidade de Franca-SP e foi obrigada a indenizar seus clientes pela sua ineficiência. Você pode não ter observado, mas houve um abatimento na fatura de energia. A dica de hoje é: Fique de olho na sua conta de energia, ela te assegura demuitos problemas cotidianos relacionados a energia elétrica.

33-0

 

 

Autor: Caio Cezar – Engenheiro Elétrico Eletropires

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*