Como já sabemos o chamado estilo industrial é uma tendência que surgiu em Nova York na década de 50, quando antigas fábricas e indústrias foram dando lugares a novas moradias como apartamentos e outros.
Sabemos também que sua estética é livre dos conceitos tradicionais da arquitetura e do design, tendo uma independência, flexibilidade e claro inovação. A releitura atual desse estilo traz aspectos como tijolos, concreto e tubulação elétrica aparentes. Enfim, hoje vamos mostrar que já se foi aquele tempo onde as instalações elétricas tinham que ficar escondidas e te ensinar, claro, como fazer esse ambiente decorado e de forma prática.
Então vamos lá, para que tenha sucesso na sua instalação elétrica aparente, é recomendado a ajuda de um profisional especializado no assunto e a partir disso a criação de um layout detalhado que preveja pontos de interruptores, tomadas e terminações. Deve haver um planejamento que pense na quantidade de interruptores e tomadas que deverão existir e onde serão instalados. Ah, é sempre bom que o responsável fique de olho no quadro de distribuição e nas demais intalações.
Os materiais básicos que você irá usar no projeto será:
-Eletroduto 3/4 (aço galvanizado ou alumínio).
-Unidut ou Luva 3/4
-Curva para eletroduto
-Abraçadeira
-Condulete
-Tomada e interruptor
O primeiro passo é desenhar a estrutura que você vai precisar definindo quantas tomadas, interruptores e luminárias você quer instalar. Depois corte o eletroduto nos tamanhos que você precisa. Use ele como referência pra marcar o lugar onde serão fixadas as abraçadeiras. Não esqueça que pra cada metro de eletroduto, você precisa de uma abraçadeira pra fixar ok?
Agora faça um furo na parte de trás do condulete usando broca pra metal. Depois desmonte o interruptor (com a eletricidade desligada, por favor) de onde vão sair os fios e passe-os pra dentro dessa nova caixinha. Então encaixe o eletroduto na saída do condulete, parafuse e fixe na abraçadeira.
Com a estrutura básica pronta, agora é só fazer a instalação elétrica. Passe fio paralelo por todo o eletroduto e faça as ligações normalmente. Vale lembrar que, se você for instalar luminária, é preciso um fio só pra ela e o interruptor e outro pra tomadas.
Se você não entende nada de elétrica, seja inteligente e peça ajuda. Não tome choque, faz mal.
Após fazer as ligações, feche tudo usando as tampas de alumínio. Pra prender a luminária, eu fiz um furo em uma tampa cega por onde passei o fio e dei um nó. Fiz a ligação elétrica normalmente.
A partir do momento em que está exposta, a elétrica vai além da funcionalidade e se enquadra como parte do design e da decoração dos ambientes da casa, de um restaurante ou escritório. Por isso os conduítes devem estar sempre alinhados uns aos outros para que o design fique harmonioso.
Algumas formas de combinar a elétrica aparente ainda mais com a decoração é pintando a tubulação, nesse caso pode-se usar canos de PVC ao invés dos conduítes metálicos, e ainda fazer “desenhos” com os fios pelas paredes.
Para manter a tubulação sempre bonita é necessário uma limpeza dedicada nos dutos já que a poeira é visível e fica impregnada nos canos.
Não é recomendado o uso de tubulação elétrica aparente em locais onde os canos possam se deteriorar, como locais onde acumulem muita sujeira ou casas de praia, por conta da maresia.
>Você encontra todo esses materiais na Eletropires.
>A luminária você encontra no eletropirescatalogo.com.br. Entra lá!
Matéria baseada e extraída do site: homensdecasa.net