As luminárias têm um papel importante em um sistema de iluminação pois elas contribuem diretamente para uma distribuição eficiente da luz no ambiente e para o conforto visual das pessoas. Além do requisito básico de oferecer a segurança necessária para a instalação, as luminárias devem transmitir a correta emissão do fluxo luminoso da lâmpada no ambiente para não causar ofuscamento e sombras acentuadas.
Para um projeto adequado de iluminação, é necessário antes saber se o teto possui laje ou forro pois a partir disso iremos escolher a luminária mais adequada para a instalação.
Itens importantes que fazem toda diferença na hora da escolha:
Item lâmpadas: é necessário pensar na quantidade de lâmpadas que emitirão luz num determinado ambiente e também a potência de cada uma para que o espaço não fique excessivamente iluminado ou escuro.
Item posicionamento e distribuição: as luminárias devem ter um correto posicionamento e distribuídas proporcionalmente para que se tenha o efeito de iluminação desejado, considerando a decoração e a função de cada ambiente.
Item cor do ambiente: devemos considerar a cor da parede e do teto pois dependendo de qual é a cor utilizada no ambiente, a intensidade de luz transmitida pela luminária pode ser reduzida ou intensificada. Cores escuras no ambiente absorvem a luz, necessitando de maior potência da lâmpada para iluminar adequadamente. Cores claras refletem a luz, bastando lâmpada de menor potência para iluminar o ambiente.
Item conforto térmico: as lâmpadas emitem calor, em menor ou maior grau, por isso é necessário pensar no tipo de lâmpada a ser colocada na luminária pois o ambiente pode ficar mais aquecido que o previsto e causar desconforto nas pessoas. As lâmpadas incandescentes são as que mais emitem calor.
A seguir os principais tipos de luminárias e sua funcionalidade:
Embutido: são as luminárias de embutir no forro. Transferem um visual limpo no teto formando um ambiente clean. Existem diversos tipos, com ou sem fechamento em acrílico ou vidro, direcionáveis ou fixas. Utilizado em todos os ambientes desde que tenham forro para poder embutir.
Plafon: luminárias instaladas rentes ao teto, são ideais para ambientes de pé direito baixo. Produzem efeito de luz indireta onde a luz é irradiada para o teto e depois refletida no ambiente. Os plafons são utilizados em diversos ambientes, normalmente em banheiros e corredores. Existe ainda o plafon pendente, com o mesmo sistema de fixação no teto do plafon tradicional, porém conta com pendentes que trazem charme à luminária, devido a esses detalhes de vidro ou cristais, assemelhando-se aos lustres.
Pendente: luminárias decorativas pelo seu design, são penduradas e presas por cabos, ideais em ambientes que tenham pé direito médio a alto. Utilizadas geralmente sobre mesas de jantar, bancadas, aparadores etc, dão um toque decorativo especial no ambiente se misturar com outros tipos de luminárias.
Lustre: luminária pendente de alto poder decorativo, muito utilizada em salas de estar ou jantar, hall de entrada etc, quando se quer complementar a decoração. São frequentemente ornamentados com detalhes pendentes em vidro ou cristal que refletem a luz e dão um visual único, com muito brilho e classe.
Spot: luminária com aspecto funcional, seu foco de luz é centrado e direcionado, ideal quando se pretende iluminar peças decorativas (quadros, esculturas, obras de arte), sendo, portanto, pouco utilizado para iluminar ambientes. Quando se quer destacar uma peça decorativa no ambiente, é iluminado com este tipo de luminária.
Arandela: luminária para ser instalada na parede, também produz luz difusa e ilumina indiretamente o ambiente, permitindo um clima aconchegante. O foco de luz pode ser para cima ou para baixo. Dependendo da forma e do material da arandela, são formados diferentes fachos de luz na parede criando desenhos luminosos.
Luminária de mesa: luminária apoiada sobre uma superfície (mesa, criado-mudo etc) para leitura. Utilizada sobre mesas de trabalho, escrivaninhas, criado-mudo etc.
Visite as categorias do blog e fique por dentro de Dicas, Tendências, sempre buscando sua satisfação e economia.