sábado , 27 abril 2024
Últimas Notícias
A ILUMINAÇÃO CERTA NO JARDIM FAZ DIFERENÇA

A ILUMINAÇÃO CERTA NO JARDIM FAZ DIFERENÇA

A iluminação de áreas externas requer alguns cuidados básicos, que precisam ser observados. Quando projetamos a iluminação a ser feita nesta área, precisamos nos certificar que ela está atendendo todas as necessidades. O conceito de jardim bem iluminado não está na grande quantidade de luz aplicada, e sim na criatividade e na qualidade do projeto.

A função principal da iluminação externa é oferecer segurança. Esta segurança pode ser traduzida em duas formas distintas: oferecer uma iluminação adequada para que as pessoas possam transitar pelo local sem riscos de tropeçar, bater ou cair, e impedir que o local possua pontos escuros, em que alguém mal intencionado possa se esconder.Mas isto não significa que não possa atender outros requisitos, como realçar a fachada do imóvel e destacar plantas e objetos.

Isto significa que a mesma área pode ter uma iluminação mais econômica, direcionada a segurança, e outra para destacar a decoração. Ao contrário da primeira, esta iluminação não será usada todos os dias, mas quando for utilizada, permitirá encantar seus convidados. O uso de cor artificial só é recomendado para ambientes comerciais, ou ocasiões como festas e recepções. No ambiente residencial, o uso diário de cor pode ser estressante devido à distorção das cores naturais da vegetação.

Para destacar algum objeto, seja uma árvore ou uma escultura, devemos tomar cuidado para que a fonte de luz não ofusque o observador. Se colocarmos a luz à frente do objeto, iremos valorizar sua textura e suas cores. Se colocarmos atrás, teremos uma valorização de sua forma e contornos. Utilize luminárias subterrâneas junto aos arbustos, árvores e esculturas para gerar um foco direcionado e criar efeitos.

 

Iluminação em escadas para maior segurança

Iluminação em escadas para maior segurança

Nas áreas externas utilize apenas luminárias apropriadas para uso externo e que mantenham uma boa vedação elétrica, além de abrigarem adequadamente as lâmpadas e seus equipamentos.Tenha atenção especial com a iluminação de escadas, pois são o local mais propício a ocorrer acidentes. Quanto melhor for a iluminação deste local, menor a possibilidade de acidentes ocorrerem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*